7 Gatilhos Mentais Utilizados Pelos Maiores Copywriters do Brasil

Tempo de leitura: 4 minutos

Alguns pesquisadores da mente dizem que cerca de 90% das nossas decisões são tomadas inconscientes em um primeiro momento, e somente depois utilizamos o consciente para justificar.

Parece estranho dizer isto, mas existe uma série de decisões que nosso cérebro toma sem que nossa mente consciente “autorize”.

 

 

Ele faz isto para que haja uma economia de energia em algumas situações.

Imagine se o seu cérebro tivesse que fazer cálculos precisos e deduções exatas para lhe fazer tomar uma simples decisão de ir à cozinha beber um copo de água…

Obviamente algumas decisões são tomadas após uma grande análise por parte da mente consciente do ser humano, como por exemplo, comprar um imóvel ou fazer algum investimento.

Mas na grande maioria das vezes as decisões de consumo são feitas de modo pouco consciente, através de um processo que acontece na parte do cérebro ligado às emoções. E é exatamente a esta parte do cérebro que vamos nos dirigir neste artigo.

Hoje você irá aprender 7 Gatilhos mentais que atingem em cheio esta parte emocional do cérebro, e que são utilizados pelos maiores nomes do Marketing Digital no Brasil e no mundo.

 

Gatilho Número 01: Autoridade

O Gatilho da autoridade consiste basicamente em mostrar às pessoas que você domina o assunto ao qual está apresentando.

 

 

Como por exemplo, o Conrado Adolpho é uma autoridade no ramo do Marketing Digital e Empreendedorismo.

 

Gatilho Número 02: Escassez

É comum ouvirmos dizer: “Precisei perder para dar valor”, principalmente em relacionamentos afetivos.

Isto porque o ser humano tem um desejo incontrolável por aquilo que é escasso.

Este é um dos gatilhos mentais mais poderosos que existe. Porém, a escassez em seus produtos deve ser real, senão, ao invés de gerar uma urgência no seu provável consumidor, irá geral repulsa.

Gatilho Número 03: Urgência

O Gatilho da urgência é muito parecido com o da Escassez, porém com uma ligeira diferença.

O gatilho da escassez pressupõe a falta de um produto ou serviço. O gatilho da Urgência desperta nas pessoas uma necessidade urgente de ter aquele produto ou serviço e poder usufruir daquilo o mais rápido possível

Gatilho Número 04: Prova Social

O Ser humano sente necessidade de conviver em grupos. Nós sempre vamos nos espelhar em alguém.

O Gatilho da Prova Social nada mais é que mostrar ao seu futuro cliente que outras pessoas com o perfil parecido com o dele estão adquirindo e aprovando aquele produto.

Isto pode ser conseguido através de depoimentos e testemunhos de clientes que tiveram sucesso com o produto ou serviço.

Gatilho Número 05: Novidade

As pessoas amam novidades!

Coisas novas liberam no cérebro um hormônio chamado Dopamina, associado à sensação de prazer.

A Apple tem explorado muito este gatilho. No último lançamento do Iphone, o aparelho teve pouquíssimas modificações, mesmo assim, mais uma vez o lançamento reuniu centenas de consumidores acalorados, dispostos a pagar o dobro do preço para serem os primeiros a adquirir.

Isto é Gatilho da Novidade aplicado na veia meu amigo!

Gatilho Número 06: Reciprocidade

O gatilho da reciprocidade é o mais importante dos sete que estou apresentando a você.

Consiste basicamente da aplicação daquela frase: “gentileza gera gentileza”.

O ser humano sente uma necessidade inconsciente de retribuir as gentilezas que são feitas a eles.

Este processo é muito utilizado por grandes players do mercado em lançamentos. Eles fornecem conteúdos realmente de grande valor inteiramente grátis durante alguns dias, porém deixando bem claro que logo em seguida farão a abertura do carrinho de vendas.

Quando este trabalho é bem feito, gera-se um sentimento de reciprocidade muito grande nas pessoas, que acaba sendo um forte fator que influencia a compra.

Gatilho Número 07: Relação Dor X Prazer

O ser humano sempre age para Obter prazer ou fugir da dor. Daí temos a grande importância que este gatilho mental tem, pois é ele quem baseia nossas ações.

As pessoas agem mais para fugir da dor, que para obter prazer. Sendo assim é de crucial importância que você conheça bem as dores do seu público para aplicar este gatilho.

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