Pomodoro. Entenda a técnica para aumentar a produtividade mais conhecida do mundo

Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje eu quero mostrar a você como turbinar a sua produtividade no trabalho utilizando uma técnica de produtividade muito eficaz e simples, porém pouco conhecida.

 

 

Método eficiente de gerenciamento do tempo, o Método Pomodoro intercala trabalho extremamente focado com pausas para descanso, tornando-se assim um método fácil de se seguir e que não torna a sua jornada de trabalho cansativa e desgastante.

Ele também te ajuda a identificar quem são os vilões da sua concentração, que pode ser você mesmo com a mente muito inquieta ou a interrupção constante por meio de outras pessoas. Que tal conhecê-la?

 

Por que Método Pomodoro?

O Método Pomodoro foi criado em 1980 pelo italiano Francesco Cirillo.

Ele tem esse nome porque quando o criou, Cirillo utilizava um temporizador (daqueles de cozinha) que tinha o formato de um tomate (que é pomodoro em italiano).

 

Como funciona

É uma técnica muito simples: o seu tempo produtivo será dividido em 25 minutos de trabalho ininterrupto. Esse bloco de 25 minutos será considerado como 1 unidade de pomodoro. Escreva todas as tarefas que precisa fazer e conforme vai as completando, coloque um “X” na frente, que será a indicação de um pomodoro completo.

Quando eu digo que o trabalho é ininterrupto, estou querendo dizer que nada e ninguém deve atrapalhar a sua concentração de forma alguma e isso porque um dos princípios da técnica é a de que um pomodoro não pode ser interrompido!

 

Mas e se a interrupção for inevitável?

Caso isso aconteça, você deve utilizar alguns sinais que indicam uma interrupção interna (você se lembrou de algo que precisou resolver na hora) e externa (o telefone tocou, alguém te chamou, tocou a campainha).

Se precisar interromper, interrompa, mas sinalize uma vírgula(‘) que será usada nas interrupções internas e um hífen (-) para as interrupções externas, mas não pare a contagem de 25 minutos do seu pomodoro.

Se você se lembrou de repente de uma tarefa que precisa ser feita mas não está na sua lista, anote-a no final da folha e caso lembre-se de mais, vá anotando acima da anterior que também não havia lembrado. Elas são chamadas de tarefas não planejadas.

 

Por que esse monitoramento rigoroso das interrupções?

Essas ações servem como uma forma de monitorar quantas vezes você mesmo se interrompe e sabota seu serviço ou se você está sendo muito requisitado e se necessário tomar ações como disciplinar mais sua mente, verificar quais são as interrupções frequentes, pedir para que não seja tão interrompido durante as tarefas, etc.

É uma forma de avaliação do seu tempo.

 

Pausas

A cada pomodoro completo, você tem direito a uma pausa que pode ser de 5 a 10 minutos, como preferir.

Após isso pode começar o pomodoro seguinte.

Uma observação: as tarefas podem ter mais de um pomodoro até o fim de sua resolução sem nenhum problema.

 

4 pomodoros

Após completar o ciclo de 4 pomodoros, a sua pausa deve ser mais longa, de 30 minutos, ou seja, você tem o direito a um descanso maior até retomar novamente as suas atividades.

 

Cada pomodoro 1 tarefa

Cada tarefa da sua lista deve corresponder a 1 pomodoro.

Caso seja uma tarefa rápida, você pode agrupá-la com várias outras tarefas que também não ocupam muito tempo e transformar em um único pomodoro.

 

Algumas regras básicas do método Pomodoro

Um pomodoro deve ter impreterivelmente 25 minutos, nem mais nem menos. Se você terminar a tarefa antes, revise-a até o fim do pomodoro;

Um pomodoro com uma interrupção abrupta para outra tarefa que precisa ser feita na hora deve ser anulado, independente do momento em que foi interrompido.

 

Uma tarefa ou um conjunto de tarefas rápidas equivalem a 1 pomodoro

O que achou do método Pomodoro?

É um método simples e bastante eficiente de se concentrar nas tarefas que precisam ser feitas sem tornar o processo maçante.

Utilize-se dela para realizar seus trabalhos e projetos e boa produtividade pra você!

FIQUE ATUALIZADO

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog! >