Quanto Tráfego Seu Site Deve Ter?

Tempo de leitura: 4 minutos

Quanto tráfego eu preciso? Quanto é suficiente? Quantos visitantes eu devo ter por dia? E por mês?
Esses são questionamentos comuns daqueles que trabalhar com marketing digital.

Fique tranquilo, todas essas respostas você vai ter nesse texto. Se você quer saber a quantidade de tráfego que o seu site precisa, leia abaixo.

Uma questão de Números

Tráfego é uma questão de números e escala. Alguns sites estão felizes em receber 50 visitantes por dia. Alguns sites estão alcançando além de 200 por dia.

 


Para alguns sites é só você piscar que surgem 10 novos visitantes. Alguns dos maiores sites obtêm milhares de acessos em uma hora.

A menos que você seja o próximo Facebook, as chances são que você não vai ser um daqueles sites com milhões de visitantes mensais. Um objetivo mais realista pode ser um número de centenas, ou milhares, dependendo do seu nicho.

Os números de tráfego são incrivelmente variáveis de indústria para indústria e nicho para nicho. Um pequeno blog com foco em contratos de construção não pode esperar mais de mil visualizações em um mês.

Um pequeno blog que fala de jogos de videogame pode receber centenas por dia. É tudo sobre quem você é, e onde você está.

Tipos de tráfego

Os números de tráfego são falsos. Você pode não querer ouvir, mas é verdade. Os números de tráfego sozinhos não importam.

 


Um único e solitário usuário engajado pode valer muito mais do que vários visitantes indesejados.

É por isso você deve escrever conteúdo relevante. Sempre lembrando que quando se fala em relevante, se se refere à relevância para determinado público alvo.

Se você quer vender produtos de jardinagem, não fale sobre carros. Fale sobre jardinagens.
As pessoas que podem estar interessadas nesses carros não são o tipo de pessoas que estarão comprando suas fontes de jardinagem.

Custos e Conversões

Tudo isso é muito bom, mas não responde à questão. Quanto tráfego seu site deve ter? Bem, não há uma resposta sólida. Ninguém pode dar-lhe um número fixo.

 


Se você acabou de lançar seu site, 10 usuários diários seria fantástico. Se você lançou ele há um mês, talvez você deve procurar 30 usuários diários.

Se você está em um nicho de tráfego elevado e tem conteúdo de qualidade, você pode estar olhando para uma centena de usuários todos os dias. Ou talvez não! E aí está o problema.

Em vez de procurar um número para se comparar, defina um número como uma meta. Para fazer isso, você precisa voltar para a ideia de crescimento.

Quando você está trabalhando para aumentar o seu tráfego, o que você realmente está fazendo é trabalhar para aumentar suas conversões. O objetivo de qualquer blogueiro de negócios, afinal, é trazer mais negócios. De nada adianta muito tráfego sem conversão.

Como Traçar Metas para o Seu Site

Considere alguns fatores. Quanto custa o seu site para operar de mês para mês? Você deve ter alguns custos fixos, como servidor e um redator, por exemplo.

 


Agora dê uma olhada no seu público existente, se você tiver um. Quantos usuários entram diariamente? Destes, qual é a sua taxa de conversão?
Com todas essas informações, você pode montar um cálculo. Quantos produtos você precisa vender para compensar seus custos e trazer lucro?

Quantos usuários você precisa conseguir, ao considerar sua taxa de conversão atualmente, para alcançar esses objetivos monetários?

Isso já vai te dar uma base. Agora basta você planejar os seus objetivos. Quanto lucro você quer gerar? Quantos mais usuários você precisa para atingir esse nível?

 

O Objetivo do Crescimento

Como você define seus objetivos? Aonde seus lucros vão? Blogueiros diferentes têm finalidades diferentes.

 


Por exemplo, um blogueiro pessoal pode ter uma meta de certa quantidade de renda por dia para atender às suas despesas e ser capaz de pagar boas férias, uma ou duas vezes por ano.

Um blogueiro de pequenas empresas pode estar olhando para conduzir mais visitantes para sua loja física. Outros podem buscar mais downloads do seu aplicativo.

Considerando todos os fatores acima, é importante calcular metas. Descobrir onde você quer estar em um mês a partir de agora. Trace metas para daqui 6 meses. Para daqui um ano.

O seu aumento de lucro pode passar pelo aumento no volume de tráfego, certamente. Pode ser um público-alvo mais segmentado com uma maior taxa de conversão. Uma coisa é certa: tráfego qualificado é sempre bom.

E para você qual é a quantidade de trafego ideal para o seu site? E quantas visitas você consegue hoje? Compartilhe nos comentários.

 

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