Os 5 Tipos de Seguidores nas Redes Sociais

Tempo de leitura: 4 minutos

Quando alguém inicia um projeto online, normalmente está preocupado em conquistar seguidores independentemente de que tipos de pessoas sejam esses seguidores.

Isso faz sentido, afinal, um grande número de seguidores empresta credibilidade à sua presença on-line e tende a fazer você parecer bem sucedido.

Uma vez que os números são estabelecidos, porém, é hora de começar a cultivar os seguidores certos.

Existem basicamente cinco tipos de seguidores que você vaicultivar em sua busca pelo sucesso. Esses seguidores variam de pessoas que te amam a pessoas que te odeiam.

Algumas por mais que você evite, aparecerão.

Abaixo você vai ver quais são os 5 tipos de seguidores nas redes sociais que você vai encontrar.

 

O Early Adopter

Esse é um tipo de seguidor muito comum, principalmente no universo das startups.

Esta pessoa está sempre postando sobre o mais recente produto, a mais nova tecnologia e pode até compartilhar algo sobre seu negócio se ele for inovador ou disruptivo em algum sentido.

 

 

Eles são aquelas pessoas que antecipam tendências e são quase sempre os primeiros a usarem algum aplicativo. Um exemplo de early adopter é quem se orgulha em dizer que começou a usar o Snapchat antes de todo mundo.

Esse é um bom tipo de seguidor porque ele não vai precisar ver muitas pessoas compartilhando o seu conteúdo para compartilhar também.

Na verdade ele vai até preferir ser o primeiro no grupo de amigos a conhecer você ou sua empresa e vai ser quem vai mostrar para todo mundo o seu trabalho.

 

O Hater

Pode demorar, mas vai aparecer um hater na sua rede social. O hater é o tipo de seguidor que lê ou assiste seu conteúdo somente com o intuito de criticá-lo. Você vai ter a nítida impressão de que não há maneira de agradar essa pessoa.

 

Ele vai deixar comentários no seu blog ou na sua página sempre destacando algo negativo. Existem duas coisas que você pode fazer nesse caso: você pode simplesmente ignorá-lo ou então você pode respondê-lo de maneira educada.

Provavelmente toda essa raiva que ele apresenta é uma necessidade de atenção, então se você conversar com ele de maneira inteligente e responder as reclamações dele mantendo o alto nível, você  vai acabar o desarmando.  Essa é a melhor forma de lidar com um hater.

 

O Sharer

Esse é outro tipo comum de seguidor nas redes sociais.

 

 

Esta pessoa gosta de compartilhar com seus amigos tudo que ela vê ou acha interessante. Ele vai compartilha o seu post no Facebook, no Twitter, vai marcar os amigos no Instagram e vai mandar para vários grupos de Whatsapp.

Todo esse compartilhamento é ótimo para você, pois é uma publicidade gratuita. Você vai conseguir atingir vários potenciais clientes sem gastar um centavo.

 

Sr. Popular

Este indivíduo compartilha um post no Facebook sobre qualquer tema absolutamente banal e mesmo assim consegue milhares de compartilhamentos.  Seus seguidores o enxergam como grande especialista e como uma pessoa confiável.

 

 

Se Sr. Popular te “aprovar” você vai ganhar muitos seguidores.

 

O Seguidor

Esta pessoa é do tipo silenciosa. Ela vai curtir sua página simplesmente porque seus amigos e familiares curtiram. E pode ser que ela nunca comente ou compartilhe nada. No entanto ela vai ouvir o que você tem a dizer e pode ser que se torne um cliente.

 

Conforme cresce a confiança dela, diminui sua timidez e ela pode começar a falar de você para as pessoas mais próximas.

Estudos confirmam que praticamente todas as pessoas buscam o conselho de amigos ou familiares na era de tomar uma decisão de compra. Por isso esse tipo de seguidor na sua rede social é tão importante.

Agora que você tem esses tipos específicos de pessoas seguindo você, o que você pode fazer para mantê-los? O passo mais importante é reconhecê-los.

Pode ser um “obrigado por me seguir” ou “obrigado por compartilhar meu post”.

Reconhecer qual tipo de pessoa costuma te seguir é importante para que você possa compreender comportamentos.  Nesse texto você viu os 5 tipos de seguidores nas redes sociais que você já encontrar ou vai encontrar.

Então, que tipo de seguidor você costuma encontrar em sua rede social? Responda nos comentários.

 

FIQUE ATUALIZADO

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog! >