Conheça Os Dois Tipos Básicos De Mindset

Tempo de leitura: 3 minutos

Considerado um processo mental ou basicamente, uma configuração da mente, existe a possibilidade de dizer que o mindset tem sido um dos assuntos mais comentados entre as pessoas. Isso porque essa configuração da mente tem sido responsável por mudar os mais variados pensamentos e inclusive atitudes das pessoas, tudo em busca do sucesso ou no caso, crescimento. De certo modo, pode-se dizer que o mindset seria a sua “voz” da consciência, interferindo em suas atitudes e pensamentos pessoais ou profissionais.

Entender o conceito básico do mindset se mostra uma das tarefas mais relevantes para os dias atuais, justamente por se tratar de um processo mental ou no caso, uma crença, paradigma e outro com capacidade de “moldar” a sua mente ou a do próximo, visando o sucesso, crescimento e o alcance de resultados que deseja obter. Contudo, para que o mindset seja programado corretamente, é preciso conhecer os tipos básicos que fazem parte do mesmo.

1 Confira o texto e aprenda quais são os dois tipos básicos do mindset.

Entenda que o mindset seria a linha de raciocínio que todas as pessoas possuem e que,  de certo modo, tende a variar de acordo as suas crenças, valores e cultura. Nesse caso é possível dizer que ao longo da vida as pessoas encontram-se expostas sobre as diversas linhas de pensamentos, que tecnicamente podem ou não ajudá-las na conquista de um objetivo específico. Ou seja. Se durante a vida você fora treinado para conquistar cargos de grande patamar, o seu mindset sabe que é capaz e assim acredita que vai conseguir.

Contudo, quando não há essa linha de pensamento convicta sobre a sua mente tende a ser comum sofrer com o desestímulo, acreditando na sua não capacidade de alcançar o cargo que almeja. Nesse sentido, o seu mindset não está treinado, ou no caso, não está trabalhando para que consiga alcançar os seus objetivos, por isso a necessidade de ter a plena consciência sobre maneiras eficientes de trabalhar o mindset, podendo impor um conjunto de ideias, crenças, valores ou culturas que sejam favoráveis aos seus objetivos.

2

Mas antes mesmo de trabalhar essas “ideias”, se torna necessário entender que sobre o conceito de mindset existem duas vertentes. Ou no caso, dois tipos de mindset que são capazes de elevar os resultados que almeja. Basicamente são dois tipos de mentalidade que foram apontados por psicólogos que analisaram por anos a mente humana, e assim tiveram a conclusão que existem pessoas que possuem um mindset fixo (fixed mindset) e outras com mindset crescimento (growth mindset) – outras com resquícios de ambos.

 

Mindset Fixo x Mindset Crescimento

Como dito anteriormente existem dois tipos básicos do mindset, o primeiro seria o fixo e que basicamente encontra-se presente diante das pessoas que acreditam no conceito de que “são como são” e nesse caso, não podem alterar suas características pessoais. É possível que a maioria das pessoas com o mindset fixo não saibam que o possuem, por isso acabam se boicotando habitualmente. Já o mindset crescimento seria aquele onde as pessoas acreditam na inteligência desenvolvida e com isso crescem constantemente.

Entenda que nesse conceito de dois tipos básicos do mindset não existe a possibilidade da pessoa afirmar que ela é um ou outro tipo. Pelo contrário, as pessoas costumam ser uma mistura das duas mentalidades, tanto fixa como crescimento e o interessante seria essa possibilidade de mudar um pensamento que permanece fixo em sua mente, para o estado de crescimento, permitindo alcançar um patamar que seja coerente com os seus desejos, mas para isso é necessário reconhecer aonde encontra-se e trabalhar com isso.
A ideia é que note comportamentos que indicam o tipo de mindset que de fato é capaz de predominar em sua mente, permitindo que trabalhe integralmente com o intuito de alcançar o objetivo, meta e desejos que estipulou diante da sua vida.
Até o próximo post!

FIQUE ATUALIZADO

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog! >